• w-facebook
  • w-googleplus
Alex Sander dos Santos, co-fondateur de la compagnie de danse LD'A linea d'aria

ph: ©Antonio Maniscalco

ALEX SANDER DOS SANTOS

co-fundador da companhia, inicia seus estudos de dança no Brasil em 1993. Obtém seu diploma de Educação Artística em 1998 na cidade de Rio Grande, Brasil.Suas qualidades como bailarino rapidamente interessaram vários coreógrafos. Dançou para a companhia de Heloísa Bertoli, Balleto (Cleber e Guelho Menezes), Muovere Cia de dança (Jussara Miranda) e Grupo Sótão (Biño Sauitzvy). Obtém prêmios de melhor bailarino pelos solos 'Clown' (1998) e 'Rituels' (1999), e o Troféu Açorianos de melhor bailarino pelos espetáculos 'Grand Genet' e 'Três Motivos' (2002).

Recebe o título de especialista em Dança Cênica pela Universidade de Santa Catarina. Em 2004, já em Paris, integra a Escola de Mime Corporel Hippocampe. Em 2007 obtém a Licenciatura em Artes do Espetáculo Coreografico, pela Universidade Paris 8. Integra em 2005 a Cie 'À fleur de peau', onde dança por 5 anos. Colabora também com a diretora israelita Michal Svironi. A partir de 2007 trabalha para Serge Keuten, voltando-se para um trabalho dedicado ao público infantil. O ano de 2009 é marcado pela dança barroca : no encontro com os coreógrafos Cécile Roussat e Julien Lubek, colabora nas produções 'Müssenã', 'La belle et la bête' e 'Die Zaüberflote' da Opera Royal Wallonie, direção musical Patrick Davin. Em seguida com 'Cendrillon' de massenet, direção musical de Mark Minkowski e 'Egisto' de Cavalli, (uma produçãode L'emsemble Poème Harmonique) direção musical de Vincent Dumestre, todos os dois orquestrados pela Opéra Comique de Paris e direção de Benjamin Lazar.

DANILA MASSARA

co-fundadora da companhia, italiana, começa sua formação em dança clássica na Escola de Carla Lombardo, bailarina do Scala de Milão.

Continua seu percurso artístico estudando dança contemporânea e dança-teatro na Itália e França. Aprofunda sua pesquisa do movimento com a yôga, akido, teatro gestual e a bioenergética.

Ao mesmo tempo termina seus estudos na Academia de Comunicação de Milão, onde obtém o diploma em escrita criativa.

Depois de trabalhar para várias companhias italianas de dança contemporânea, integra à partir de 2004 a Cie 'À fleur de peau'. Em 2011 integra a equipe de 'Cendrillon' na Opéra Comique de Paris, com os coreógrafos Cécile Roussat e Julien Lubek , direção de Benjamin Lazar.

Em 2013 coreografa e interpreta o curta metragem 'Villi', realisado por Antonella Spatti.

Como solista cria e interpreta performances com artistas e músicos contemporâneos. Com o solo "Basta Crederci", ganha o prêmio Up_nea 12.

Sua paixão pela palavra escrita é desde sempre a base das suas criações.

Dá aulas de dança-teatro e linguagem corporal em várias escolas de teatro de Milão e na região parisiense.

 

 

Danila , co-fondatrice de la compagnie de danse LD'A linea d'aria

ph: ©Antonio Maniscalco